terça-feira, 6 de outubro de 2015

PROJETO ESCOLAR – Ciências da natureza e Matemática

PROJETO ESCOLAR – Ciências da natureza e matemática

TÍTULO: Fenômenos físicos e matemáticos: movimentos e relações métricas


OBJETIVO GERAL: Relacionar os fenômenos da física e da matemática, associados aos movimentos dos corpos, calculando o deslocamento, a aceleração, a velocidade e as relações no triângulo retângulo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü  Entender como a física está relacionada no nosso cotidiano;
ü  Desenvolver cálculos matemáticos para melhor compreensão dos movimentos e das relações métricas;
ü  Aplicar métodos práticos para ampliar os conhecimentos e a compreensão dos educandos;
ü  Pesquisar como a física e a matemática estão relacionadas no processo de aceleração, movimentação, velocidade dos corpos e nas diversas relações métricas.

JUSTIFICATIVA:
A compreensão da área de ciências da natureza e matemática está relacionada com o reconhecimento, a utilização e a interpretação de fenômenos ou sistemas naturais e tecnológicos voltados para os modelos explicativos e representativos, de modo que os educandos compreendam e desenvolvam as habilidades práticas do conhecimento científico.
Assim, a Matemática é concebida como linguagem, como instrumento conceitual e prático, recurso de modelagem e de análise para outras ciências naturais e sociais, tanto quanto para as artes em contextos contemporâneos ela se articula aos fundamentos e pressupostos que tornaram possível a revolução das modernas técnicas de comunicação, informação e automação.[...] Os conceitos matemáticos contribuem na formação integral dos estudantes em sua participação na vida social, econômica e política para compreensão da realidade tendo como objetos de estudo deste conhecimento as grandezas e formas, desenvolvendo instrumentos para conduzir a vida pessoal, assim como para incorporar saberes científicos e suas correlações sociais. (Proposta curricular de Santa Catarina, 2014, pg.163).

A física contribui para ampliar as capacidades científica e tecnológicas, como integrante das ciências no início do processo de escolarização, e para um melhor aprofundamento, a física deve ser contextualizada e centrada nos conceitos fundantes ao longo deste percurso formativo, de forma dialogada e estimulante.
A mobilização da física está voltada para a variedade dos conhecimentos relacionados ao âmbito da origem do universo, sua composição, a relação da matéria e energia, radiações e exposição às ondas eletromagnéticas, dentre outros contextos.
[...] “O conhecimento em física pode servir como uma ferramenta essencial para o indivíduo mudar sua forma de pensar e agir, com vistas ao desenvolvimento de capacidades reflexivas e investigativas [...]. (Proposta curricular de Santa Catarina, pg. 167).

METODOLOGIA:

             A partir de pesquisas bibliográficas e investigação sobre o meio em que o educando vive, coletar dados referentes a aspectos físicos e matemáticos. Uma vez realizada a pesquisa, organizar os dados para que estes possam ser analisados, comparados e compreendidos, e a partir das discussões, explanações e problematizações, levar a possíveis experiências significativas relacionadas aos componentes curriculares das Ciências da Natureza e Matemática para posteriormente desenvolver ações embasadas nos dados coletados.

RECURSOS: Acervo bibliográfico, recursos tecnológicos, professores e materiais diversos para coleta de dados (trenas, compasso, vídeos, transferidor e materiais diversos).

AVALIAÇÃO: A avaliação será processual, contínua e diagnóstica que permite às ciências naturais e matemática um caráter instrumental e emancipatório, de modo que os educandos desenvolvam a experimentação, a observação, registro e a análise dos fenômenos estudados.


CRONOGRAMA:  outubro a novembro de 2015














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