quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Projeto: formação continuada

E.E.B. OURO VERDE



PROJETO ESCOLAR:



Cores, movimentos e formas na cultura regional





Objetivo geral:

Desenvolver um mural que envolva as áreas das linguagens (português, inglês, artes e educação física) a fim de trabalhar a interdisciplinaridade e a diversidade que cada disciplina do conhecimento agrega.


Objetivos específicos:

Português e Inglês
Planejar situações em que o aluno aprenda a utilizar seus conhecimentos como instrumento de compreensão da realidade, seja do ponto de vista da utilidade pratica, seja na formação das estruturas de pensamento que permitam a ele expressar e comunicar suas ideias, usufruir das produções culturais, bem como analisar, interpretar o mundo que o rodeia.

Educação Física
Democratizar, humanizar e diversificar a pratica pedagógica da área, visando ampliar sua compressão a fim de que não seja relacionada apenas aspectos biológicos, mas dimensões afetivas, cognitivas, motoras, sociais e culturais dos alunos.

Arte
Proporcionar, a partir da vivencia, a compreensão dos elementos da linguagem visual e o acesso a obras de artistas brasileiros que expressaram a cultura do país em suas obras bidimensionais e tridimensionais.


Justificativa:

Nossos educandos em sua maioria, estão inseridos em contextos sociais que pouco estimulam a valorização de aspectos mais elaborados da cultura humana. Como a escola é um dos espaços de diversidade, as áreas de Linguagens possuem formas e funções que contextualizam a realidade em que esses educandos estão inseridos. Assim, podem auxiliar os educandos na ampliação das visões de mundo, no respeito a diversidade e a cultura regional, esquecida muitas vezes, diante de um mundo globalizado.
Com a necessidade de melhorar o aspecto físico e visual da quadra coberta, desenvolvesse esse projeto com o intuito de trabalhar as disciplinas da área de linguagens numa mesma direção, porém cada uma com sua especificidade através de ilustrações, expressão corporal e produções textuais.

Grupo de Trabalho: alunos do 9º ano do Ensino Fundamental nas disciplinas de português, inglês, arte e educação física 
Português e Inglês: elaboração de poesias, trabalhando leitura, escrita e gramática no Modernismo Brasileiro;
Educação física: corporeidade, ludicidade, símbolos e brincadeiras como características regionais.
Arte: Modernismo Brasileiro e a influência na arte brasileira das Vanguardas Europeias.



Metodologia:

A partir da pesquisa bibliográfica, da visualização de imagens e documentários sobre modernismo, cultura brasileira e brincadeiras, enquanto corporeidade e ludicidade, possibilitar a compreensão de que as linguagens são uma importante ferramenta de expressão humana, e que a partir delas o ser humano pode desenvolver-se enquanto cidadão atuante e critico.
Considerando que “[...] a divisão disciplinar do conhecimento é incapaz de dar conta da problemática social e do cotidiano da sala de aula [...]” (PCNS, 2014. p. 93), a interdisciplinaridade pode contribuir na formação integral dos educandos, permitindo ampliação dos saberes e a (re) significação de conceitos pré-estabelecidos sobre os temas a serem trabalhados.
Os educandos, tendo acesso aos conteúdos pré-estabelecidos, podem ampliar suas percepções do seu contexto social, sendo capaz de compartilhar os conhecimentos adquiridos historicamente.
A vivência proposta pelas Linguagens pode proporcionar aos envolvidos, a observação das diversas realidades às quais eles pertencem, demonstrando pela expressão corporal, estática e dinâmica, leituras, estudos, uma sequência de movimentos formando parte de uma coreografia, através da releitura das pinturas nas paredes da quadra coberta (ginásio).
Além disso, o conhecimento sobre outras culturas e suas representações pode contribuir de maneira expressiva na construção identitária dos educandos.

A formação do sujeito a partir do contato com [...] diferentes culturas possibilita o conhecimento relacional de si próprio, a vivência de diferenças, a potencialização de senso crítico, a reflexão sobre o sentido de pertencimento, além do conhecimento de novas culturas e história de outros povos. Trata-se de um contato direto com a cultura do outro, da vivência de suas construções simbólicas e da descoberta contínua de seu universo na constituição da subjetividade humana. (PCSC, 2014. p. 102 e 103)

A área das Linguagens, organizadas na PCSC de maneira integrada, pode proporcionar a vivência significativa a partir da elaboração do mural na escola, além de tornar os educandos, sujeitos capazes de mudanças.


Recursos humanos:
professores, alunos e direção
Recursos materiais: Tinta, pincel, lixa.

Avaliação:
Durante toda execução do processo e somativo ao término do projeto. Avaliando diversas formas:  provas, trabalhos e participação.  


Registro: Lista de frequência, fotos, Filmagem do desenvolvimento da atividade
Cronograma: terceiro bimestre de 2015.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Observação de protistas e fungos através do Microscópio ótico

7º ano, disciplina de Ciências, professora Eliara Silva B
- A Finalidade desta aula foi demonstrar para os alunos, através do microscópio os protistas e os fungos..Sua estrutura e como os fungos que formam os mofos se reproduzem. Observamos o mofo presente na laranja e no pão.






quinta-feira, 13 de agosto de 2015

PROTETOR AMBIENTAL

      Educandos que participam do Programa Jovem Protetor Ambiental, realizaram junto a escola exposição de temas aprendidos nas aulas tais como: coleta seletiva, cuidados com o meio ambiente, proteção da água, sistema de captação da água da chuva. Estes foram socializados com toda comunidade escolar,  vizando com que os mesmos além de adquirir  consciência do seu papel, passou a efetivar ações práticas para que se concretize mudanças de atitudes e melhoria do ambiente e consequentemente na qualidade de vida de todos. 








PINTURA

        Com o propósito de ampliar o espaço objetivando a realização de atividades lúdicas da escola para que o acesso as brncadeiras por vez esquecidas seja ampliado a todos os educandos, o componente curricular de Arte na E.E.B. Ouro Verde realizou a pintura da calçada externa da escola. Na sequência dos trabalhos, e brincadeiras como: amarelinha, jogo da velha, e outros serão pintados na calçada.






mutirão

       No inicio do 2º semestre pais foram convidados a realizar mutirão voluntário para efetuar limpeza  na horta, pátio e jardim escolar os alunos participantes dos programas e projetos também auxiliaram nestas atividades.
















terça-feira, 4 de agosto de 2015

FERCAN


E.E.B. OURO VERDE
FERCAN 2015

FERCAN, evento já inserido em nosso calendário escolar que tem por objetivo trabalhar com a música na escola, no qual é trabalhado no Programa Mais Educação oficina de percussão. Fazendo uso desse evento, que é festival e possível enriquecer as aulas e o resultado fica evidente através da aceitação e participação por parte dos educandos na fase escolar.

CLASSIFICADOS do FERCAN 2015


FASE ESCOLAR


CLASSIFICADOS NA CATEGORIA INFANTIL



CLASSIFICADOS NA FASE INFANTO JUVENIL


CLASSIFICADOS NA CATEGORIA JUVENIL